Você ouviu falar no termo “Dreamers”?
Pois bem, esse foi o termo utilizado pelo governo americano para se referir àqueles que chegaram em território estadunidense ainda criança de maneira através de seus pais, e lá permaneceram.
É verdade que muitos adolescentes (imigrantes ilegais), principalmente na conclusão do Ensino Médio nos Estados Unidos, acabam perdidos por não possuírem a documentação necessária para ingresso nas universidades ou até mesmo para trabalhar.
Pensando nisso, Barack Obama, enquanto presidente dos EUA, criou o programa de assistência a estas pessoas, denominado DACA (“Deferred Action for Childhood Arrivals” ou Ação Diferida para Chegadas na Infância).
A partir da criação deste programa, se tornou possível que aqueles que tivessem chegado aos Estados Unidos antes dos 16 anos de idade, poderiam solicitar autorização, a partir do DACA, para residir legalmente no país, podendo ingressar em universidades e trabalhar de modo regularizado.
Nesta feita, aqueles que se enquadrassem nos requisitos do DACA e tivessem até 31 anos de idade, poderiam solicitar a referida autorização de regularização.
Tendo sua solicitação concedida, aquele que se utiliza do DACA pode renovar sua autorização a cada 2 anos, o que muitos utilizam até mesmo como facilidade para, posteriormente, conseguirem o Green Card através de carta de empregador.
Para informações mais detalhadas e melhor análise do seu caso específico, procure um advogado ou escritório de advocacia especializado.
Texto: Manuelly Palmeira
Consultora Jurídica Internacional
Comments